Homenagem a Pátria

Nesta quinta-feira do mês de setembro em que comemoramos a independência de nosso lindo Brasil, dois de nossos alunos escreveram e leram, no momento do hino nacional, um texto em homenagem à nossa amada pátria. Leia abaixo os textos na íntegra.



O que é ser brasileiro?

por Laís Teixeira Ribeiro - 8º ano A

Ser brasileiro é ser um povo heroico que luta para sobreviver, que é o herói da própria história, lutando desde o acordar até se deitar, batalhando pelo que deseja, é independente e forte. Um povo, que mesmo sendo muito diversificado, luta por assuntos diferentes, tem um único objetivo: um Brasil melhor.

Um Brasil de um sonho intenso, de um sentimento imenso, de altas aspirações. Sem desigualdade ou exclusão, um país livre, mais seguro, de mais ações. Um lar com mais amor, mais gentileza, sem ameaça ou destruição.

Brasil de amor eterno entre pessoas tão diferentes, de norte a sul, de diversas regiões deste imenso país. Um amor muito grande pelas suas raízes, sua culinária, seus temperos e sabores, seu tropicalismo. Um sentimento vasto por sua alegria, suas festas, seus carnavais e seu futebol.

Dos filhos destes, solo és mãe gentil, é multicultural, miscigenado. Também é diversificado, com uma biodiversidade enorme, é rico e fértil, com muitas texturas e diferenças, traz aconchego, é como estar em casa, e essa é minha terra.

Pátria amada, Brasil... sou feliz porque sou filho desta terra!



O que é ser brasileiro?

por Manoel Pires Cobra - 8º ano C

Ser brasileiro é ser um povo heroico. Heroico por lutar pela sua pátria, heroico por ser quem é, brasileiro, pela promessa de morte pela pátria, por ser alguém que tem o cotidiano abrasileirado, com várias culturas e raças diferentes espalhadas pelo país, esses que, juntos a nós, fazem o país ser quem ele é; ó povo heroico que guinda a bandeira em frente aos que a amam.

Brasil, um sonho intenso. Intenso por ainda ter muito a realizar, pátria que nos deu tudo o que temos hoje, belo país a ser abençoado por Deus, que merece o dobro do que já nos deu, grande pátria, dona da diversidade maior do mundo, diversidade essa que faz o nosso sonho continuar a ser sonhado, seja ela trazida pelos recursos ou representada pelos povos.

Brasil de amor eterno. Amor representado pelas estrelas da bandeira, estrelas que representam cada espaço em que vivemos confortavelmente pelo amor de nossa mãe pátria, que cuida de nós tão bem, cuida de nós como filhos. Brasil é a estrela maior que vive no céu, estrela que brilha lá no alto e encanta a todos que a veem, estrela que continua radiante e forte, com um brilho que nos faz chorar e agradecer pela pátria na qual vivemos.

Dos filhos deste solo és mãe gentil. Solo brasileiro, solo natural que guarda tantos recursos para nossa sobrevivência: naturais, energéticos e biológicos. Todos eles cuidando de cada um de nós, que podemos retribuir com toda gratidão e amor, merecidos pela nossa pátria, que nos faz quem somos, que nos dá atitude e maturidade, pátria essa que nos ensina a crescer, crescer com o sentimento de conforto e consolo porque sabemos que nossa pátria estará conosco.

Pátria amada, Brasil... sou feliz porque sou filho desta terra!



Veja os vídeos dos alunos em nossa página do facebook: Lais Teixeira Ribeiro e Manoel Pires Cobra.