Histórico

O Ginásio Diocesano Santo Antônio foi fundado pelo Exmoº e Revmº Senhor D. Epaminondas Nunas de Ávila e Silva em 20 de Fevereiro de 1910. Durante 22 anos, este Ginásio socorreu meninos privados de educação e instrução e cumpriu seus objetivos.

Foi fechado em dezembro de 1932, por motivos da revolução.

Em princípios de 1936 alguns padres pediram ao Elmoº Sr. D. Epaminondas, autorização para reabrirem o Ginásio Diocesano Santo Antônio. O Exmoº Senhor Bispo, consentindo, abençoou a idéia concedendo a parte então desocupada do prédio do Seminário e o material didático disponível. O Ginásio seria Diocesano apenas para conservar o nome original.

Entretanto, com o passamento do Exmoº Senhor Bispo, ficou a Diocese em Sede Vacante retardando a reabertura da Escola. Em dezembro do mesmo ano, iniciaram-se os trabalhos de adaptação do prédio para a concessão da inspeção preliminar pelo Departamento Nacional de Educação. Reabriu-se então o Ginásio Diocesano Santo Antônio em prédio e com material didático pertencentes à Diocese.

Em 1963 foi elaborado um novo estatuto alterando o nome para Instituto Diocesano de Ensino Santo Antônio, extinguindo o sistema de internato e montando cursos noturnos.

2nd Portfolio Thumb
2nd Portfolio Thumb
2nd Portfolio Thumb


Em 1966, assume como diretor o Padre Benedito Augusto Correia, permanecendo até agosto de 1987, quando veio a falecer. A direção ficou em mãos de funcionários, pois os padres nomeados pela Cúria não eram anteriormente ligados à Escola.

A crise econômica que afetou o País em 1990, com o congelamento de aplicações, poupanças e mensalidades pelo então Senhor Presidente da República Fernando Collor de Mello, também atingiu a situação financeira da escola.

Com o agravamento da crise econômica, a Cúria se achou na obrigatoriedade de vender a escola. Entre as propostas apresentadas, foi escolhida a que mais atendeu às expectativas da diocese.

Em março de 1990 assume como novo diretor, o proprietário José Antônio Saud, muito ligado aos movimentos religiosos, com o auxílio do Cônego Pedro Lopes seu assessor e orientador.

A Escola mantém o objetivo original do Ginásio Diocesano Santo Antônio fundado em 1910: ministrar instrução científica e esmerada educação cristã e cívica.

Hoje, com mais de 100 anos de existência, o Instituto de Ensino Santo Antônio mantém uma média de 2000 alunos, distribuídos nos cursos que oferece:



- Educação Infantil;

- Ensino Fundamental;

- Ensino Médio;